Mostrando postagens com marcador Blog Mentes Literárias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Blog Mentes Literárias. Mostrar todas as postagens

domingo, 26 de janeiro de 2014

Resenha Seguindo em Frente por Rafaela Oliveira do Blog Mentes Literárias





Seguindo em Frente

Angeline Sophie

Uma chance. Uma nova vida. A descoberta do poder de amar. A jovem Samanta Gonzales tenta prosseguir com sua nova vida buscando se livrar de mágoas, lembranças e traumas passados. Pensa viver sobre absoluto controle ao lado de sua melhor amiga Cristina, com quem divide um apartamento e seus mais íntimos segredos. Mas ao conhecer o experiente e herdeiro do Grupo Vasquez, Taylor Matheo Vasquez, ela vê toda sua ilusão de desejado controle se esmorecer e seus pesadelos, os quais mantinha sob sigilo, virem à tona desestabilizando-a emocionalmente e afetando sua vida com a qual julgava estar satisfeita. Samanta aprenderá a vencer seus medos e fantasmas e descobrirá a presença em sua vida da maior das armas para seguir em frente.



Seguindo em Frente é uma mescla de Drama e Romance. Conheci a obra através de outras resenhas que me chamaram muito a atenção. A escritora é brasileira e posso dizer que ela se saiu muito bem, se vocês não a conhece pode achar que o livro é de literatura estrangeira, a narrativa da autora é bem próxima dos YA americanos, eu gostei bastante. E antes que me critiquem adoro obras nacionais e acho que por conta da cultura as formas de escrita vária bastante.

Samanta sofreu muito na mão dos pais. O pai abusava sexualmente dela, enquanto a mãe não dava bola é dai que se guia a história. Todo o sofrimento físico e emocional de Sam, à deixou com sequelas, a principal é a falta de amor próprio. Até que Taylor aparece e tenta conquista-la, mas talvez o relacionamento com Sam não seja tão fácil quanto Taylor esperava. A falta de confiança em sí própria faz com que Sam sempre esteja desconfiada.



"Inicio a falar, mas minha coragem some quando seus olhos dirigem-se a mim. Olhos azuis, lindos olhos azuis, do mesmo tom que um oceano e tão profundos e envolvente quanto o mesmo".

Vi muitas criticas sobre as atitudes e desconfianças de Sam, mas acho que depois de tudo que ela passou é mais que compreensível suas atitudes. Não sei se seria tão forte como ela, para seguir em frente.
A narrativa é em primeira pessoa e bem descritiva. Os personagens são bem trabalhados. Existe muitas semelhanças com outros YA. A típica melhor amiga e os problemas passados envolvendo os personagens protagonistas, mas isso é de praxe. A autora tem muito talento e merece ser reconhecida.

A série de Sam e Taylor é dividido em 4 livros, sendo dois já terminados. Confiar é o título do segundo livro, que já estou começando a ler. A autora é uma parceira do blog, você pode conferir algumas informações no poste: Parcerias.